quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Mochilão 2014 - Croácia: Zagreb e Split

Entardecer (na verdade anoitecer hahaha) em Split
A Croácia entrou no roteiro às vésperas da viagem após ficar apaixonada por umas fotos do Parque Nacional dos Lagos Plitivice e mal sabíamos o que fazer lá. Acabamos não indo a Plitivice por causa da chuva e nos apaixonamos pelo país devido às pessoas incríveis que conhecemos lá. Agora a vontade é conhecer melhor e rever os amigos.

Zagreb

Nosso anjo Vladimir (e um escritor croata)
Chegar à Croácia já foi uma pequena aventura. Nosso ferryboat de Santorini (Grécia) só chegava a Atenas às 23hrs, ou seja, não era possível ir para Patras, então passamos mais uma noite em Atenas e logo cedo pela manhã pegamos o ônibus para Patras e lá pegaríamos um ferryboat para Ancona (Itália) e de lá outra ferry para Split ou o trem para Zagreb. É...ainda nem sabíamos ao certo pra onde ir. Foram 2 dias pra chegar na Croácia. Quando pegamos a ferry para Ancona, tivemos que comprar as horas de internet para saber qual seria nosso destino. Então, recebi um email do Vladimir da Arte de Viver de Zagreb, dizendo que duas meninas (Natali e Blaženca) de lá poderiam nos receber por esses dias, então é pra lá que nós vamos.

Chegamos a Ancona e lá precisamos fazer uma reserva no trem para chegar a Zagreb, e só haviam leitos, o que fez a reserva um pouco mais cara (29€) que o normal (geralmente só pagávamos de 3,50 a 10€). Passamos a noite no trem, no leito meeeega apertado e o “fiscal” do trem que nos acordou uma parada antes da nossa (fofo né?). Nossa para era alguma cidade da Áustria e estava levemente frio e de lá, pegamos o trem para Zagreb, finalmente! E após algumas belas paisagens da Eslovênia, pela manhã chegamos lá e o fofo do Vladimir estava nos esperando. Chegamos destruídas e a só queríamos dormir, nesse dia só fomos à sede da Arte de Viver no Satsang* e vimos o Brasil perder para a Alemanha em casa (a casa das meninas naquele momento era também nossa casa).

Museu super interessante!
Estávamos sedentas por conhecer os lagos Plitivice, mas o tempo não foi nada generoso. Em nosso segundo dia em Zagreb, muita chuva! Mais um dia sem conhecer muito da Croácia, devido à chuva. Já no dia seguinte, com ou sem chuva iríamos sair! E fomos conhecer o Centro de Zagreb com nosso amigo e guia Vladimir. É tudo super perto e vale a caminhada. Logo entramos em uma dessas Informações Turísticas e perguntamos sobre o passeio a Plitivice e devido ao tempo não fomos aconselhadas a ir. Depois passeamos, ouvimos um pouco da história da Croácia, passamos pela Strossmatre (a Montmatre de Zagreb) e entramos no Museu dos Relacionamentos Terminados. Achei o museu diferente e muito interessante! São histórias das mais variadas, inclusive uma brasileira deixou lá um buquê feito de papel de seu casamento e contanto sobre o término. Vale a ida e a entrada é 2 ou 3€.

Nossas lindas roomates!
No outro dia iríamos a Plitivice, mas foi o dia que mais choveu...então apenas saímos a noite com as meninas para um barzinho e no dia seguinte almoçaríamos pelo centro e depois tivemos um evento da Arte de Viver. Ficamos esses dias a mais pelo vínculo...as viagens dão esses lindos presentes e as despedidas são sempre tão difíceis assim como quando deixamos nossos amados aqui para colocar a mochila nas costas. Manhã seguinte foi de chororô, abraços e partida para Split com direito a lanchinho feito pelas novas amigas.

Split

Pelas praias de Split
Umas 3 horinhas de trem depois, estávamos na fofíssima Split. Chegamos lá no dia da final da Copa, já era noite então decidimos sair à noite e ver o jogo. O quarto era super fofo e as pessoas que alugavam esses quartos eram mais fofas ainda! Mal chegamos e já nos deram suco, biscoitos e muitos cuidados. Caminhamos pela pequena cidade durante a noite, vimos os alemães comemorarem fervorosamente o campeonato da Copa do Mundo e nos apaixonamos pela encantadora Split!

No dia seguinte caminhamos pelas praias de Split, suas ruelas, Riva de Split e pelo Castelo Diocleciano, este que é encantador! Ele estava parcialmente fechado, pois haveria uma ópera por lá de noite e estavam montando o palco e tudo mais. Comemos fritule, uma espécie de bolinho de chuva vendido em várias barraquinhas na Riva de Split e ainda veio com nutella, uma delícia! Split é uma cidade de um dia se você conhece tranquilamente a cidade a pé. Claro que se você quiser curtir as águas geladas das belas praias croatas pode ficar mais um pouco.
Castelo Diocleciano

E assim foi a Croácia. País que vale a pena e está na lista de volta, afinal ainda há muito a ser visto e pessoas queridas para rever! Próxima parada: Alemanha. Berlim, seu muro e sentimentos tão fortes em cada lembrança da Segunda Guerra Mundial.

Como Chegamos:  Ferryboat  + Trem

Transporte: Em Zagreb, utilizei o tram (vlt) e em Split só caminhamos mesmo, é uma cidade super pequena e não há forma de conhecer melhor do que via canela mesmo!

O que não fiz (e gostaria de fazer): Plitivice, Dubrovinik, Ilha de Hvar, Parque Nacional de Krka (inclusive nos disseram que é mais bonito que Plitivice) e Rijeka (terra da nossa amiga Natali e ela disse que é muito lindo por lá).

Estadia: 4 noites em Zagreb (Casa das meninas da Arte de Viver)
2 noites em Split em um Bed&Breakfast : 60€ (R$202,80)

Gastos Gerais: R$ 243,70

Gasto Total: R$446,50

*Encontros semanais para aqueles que já completaram algum curso da Arte de Viver, guiados por instrutores em um espaço para reviver as práticas e compartilhar experiências.

Mais fotos no FlickR: https://www.flickr.com/photos/ellenpedercane/albums/72157657473509596