sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Mochilão 2014 - Itália - Parte 4: Cinque Terre

Pôr do sol em Manarola



Riomaggiore
E a viagem pela Itália estava chegando a sua reta final...penúltima parada e o coração já estava completamente apaixonado pela Itália. Após ver alguns posts no instagram sobre Cinque Terre com fotos tão bonitas, resolvi incluí-la no roteiro, mesmo sendo um lugar de pouco apelo turístico. Trata-se de 5 charmosos vilarejos na Costa da Riviera Lagure, perto de Gênova. Com algumas corridas pelas estações e quase perder um trem (trocamos umas duas vezes e trem) chegamos em La Spezia, estação de trem indicada pelo hostel, onde pegamos um ônibus que nos deixava no hostel, que fica em Bassi  e não nas Terres. Umas 10 pessoas que estavam conosco no ônibus foram para o hostel também.

Chegamos a tarde e ainda teríamos muito sol pra aproveitar, e não tínhamos lá muitos dias para conhecer a região (na prática só um e meio). O hostel tinha uma um serviço de transfer que nos levava e buscava em Riomaggiore e começamos a conhecer os vilarejos por ela e Manarola que era o vilarejo mais próximo. Nos locomovemos de trem, é possível fazer por trilhas mas um dos trecho da trilha estava fechado e o tempo corrido. Vimos o pôr-do-sol em Manarola e curtimos mais tudo que estava ali à beira mar.

Monterosso
Vernazza
No dia seguinte, o Sol brincou com a gente. Estava até friozinho mas saímos de biquíni de qualquer forma, com um casaquinho por cima e fé que o sol apareceria ao longo do dia, afinal eram apenas 7 da manhã! E deu certo, após alguns minutos de caminhada por Monterosso, o mais belo vilarejo em minha humilde opinião (e o maior dos 5, senão me engano), eis que ele aparece para que possamos aproveitar bem aquele lindo mar azul! Caminhamos por boa parte desse vilarejo, comemos focaccia, passamos pela Igreja de São Francisco e não fizemos a trilha pois estávamos de chinelo e o caminho em uma certa parte era pago para chegar às outras Terres. Então fomos de trem tanto para Vernazza como Corniglia, ao meu ver, as Terres menos interessantes.

Apesar da beleza das praias, assumo que Cinque Terre me decepcionou um pouco. O hostel não era nada bom (funcionários super frios e pouco hospitaleiros, café da manhã mesmo sendo pago era péssimo e banheiros desagradáveis), a comida no geral era cara, aquele jeito caloroso italiano não era visto por ali, enfim, a experiência não foi das mais agradáveis.

Corniglia
O que não vimos: Após voltar, fiz algumas pesquisas pra saber o que faltou conhecer nos lugares por onde passei e vi que nas Terres faltaram alguns pontinhos e deixarei aqui de sugestão pra quem está com vontade de dar um pulo lá.

Riomaggiore: Chiesa di San Giovanni Battista, Chiesa di Sant’ Antonio e Castelo de Riomaggiore.
Manarola: Chiesa di San Lorenzo e Torre dos sinos.
Monteresso: Ruínas do Castelo Obertengo e Torre Aurora.
Vernazza: Chiesa di Santa Margarita e Santurário di Nostra Signora di Reggio.
Corniglia: Chiesa di San Pietro.

E também não aproveitamos um pouco mais da beleza com a vista das trilhas entre os vilarejos, devido ao pouco tempo.

Como Chegamos: Trem.

Transporte pela cidade: Trem e transfer do hostel.

Estadia (2 noites):
Ostello Tramonti – R$ 134,00

Gasto Gerais: Vou ficar devendo, pois deslumbrada na Itália acabei não anotando meus gastos básicos depois de Roma.[3]

Fotos da Itália no meu Flickr:


https://www.flickr.com/photos/ellenpedercane/albums/72157656885166298

2 comentários:

  1. Poooxa, uma pena ter se decepcionado, você queria tanto ir pra lá... se tivesse havido a possibilidade de fazer a trilha talvez fosse mais legal, né? Mas fica válida a beleza que você pode apreciar. Beijos, pronipote!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É...foi muito corrido, mas a gente se sentiu tão mal no hostel que até queria ir logo msm. Lá tinha uma frieza não comum aos italianos...mas é bem bonito, valeu a paisagem :) :*

      Excluir