segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Mochilão 2014 - Itália - Parte 3: Florença

Pôr-do-sol na Piazzale Michelangelo
A próxima parada é Florença e toda sua atmosfera artística. Florença tem muito coisa para dois dias e meio (e para um mochilão econômico hahaha). Museus, jardins e sua grande maioria com entrada paga, o que junto a nossa pequena correria, nos levou a escolher o que era mais interessante visitar no momento.

Fonte de Netuno - Piazza della Signoria
Primeiramente, chegar à Florença foi um pouco demorado, porque de Nápoles para lá só haviam trens rápidos (e nesses pagaríamos uma taxa extra salgadinha) e voltamos à Roma e de lá seguimos para Florença, ou seja, praticamente o dia inteiro dentro dos trens. Mas a beleza da Toscana pelo caminho foi extremamente encantadora e valeu a pena o longo caminho. Conhecemos um senhor italiano que reconheceu que estávamos falando português, pois tem dois filhos adotados daqui e já conheceu muitos cantos desse país. Um senhor muito culto e nos fez algumas perguntas sobre política e comportamento: a troca foi muito bacana.

Chegamos já pela noite em Florença. O hostel (7 Santi) onde ficamos costumava ser um convento, era enorme e um pouco estranho, na verdade. Mas por 3 noites não foi problema algum. Saímos pra jantar e comecei minha relação de amor com o risotto (sim, risotto) e o vinho! Um amigo italiano me indicou comer a Bisteca alla Fiorentina, um prato super típico, mas acabei não experimentando.

Florença me lembrou um pouco Roma, é elegante, mas tem uma simplicidade, uma delicadeza só dela. Começamos nosso dia cedo e na caminhada, em mais uma cidade onde nosso meio de transporte mais usado foram nossos próprios pés. O hostel era um pouco distante do centro, cerca de 30 a 40 minutos a pé (principalmente porque sempre nos perdíamos no mapa). Chegamos na belíssima Piazza della Signoria, com sua fonte de Netuno e a Galeria Uffizi logo ali do lado. E muitas esculturas, tudo bellissimo! E claro, que já passamos a manhã toda e um pouco mais na Galeria Uffizi...tanta coisa pra veeeer! Uau, que exposição permanente incrível! Pra quem não sabe, Florença é o berço do Renascimento, ou seja, arte ainda está no ar por lá, até hoje.
Jardim em Florença

Galeria Uffizi
De lá seguimos para a Ponte Vecchio, passando pelo Palazzo Pitti (sem entrar) e o Jardim de Boboli. Nesse último queríamos muuuito entrar, mas como há museus e tudo mais, tem uma entrada de 15 euros e acabo ficando um tempo em um jardim com entrada franca ali perto, cujo não me recordo o nome de forma alguma! Chegamos a Ponte Vecchio, fomos comer alguma coisa e de lá seguimos para ver o famoso e recomendado pôr-do-sol da Piazzale Michelangelo. E é um evento, muita gente, música ao vivo, alguns levam seu vinho, seu lanche, sua cervejinha e para curtir a despedida do sol co m uma vibe super boa!

Eu e Davi
O dia seguinte era pra ver Davi, de Michelangelo, então já fomos pela manhã, depois de dar um pulo na Igreja/Museu de São Marcos para a fila da Galleria Dell’Academia. Com aqueles passes da cidade para museus acredito que seja possível fugir da fila, mas como não iríamos a todos esses locais, não compramos o passe e ficamos um pouco na fila, mas é daqueles lugares que vale a pena a espera, o corredor onde fica Davi é sensacional. Começa com obras de Michelangelo do início da carreira e você vai vendo sua evolução até chegar a sua grande obra, Davi. E tudo mais nesse museu é incrível.

Saímos de lá, cansada e com fome e fomos almoçar em um restaurante vegetariano/vegano super bacana, o Bio Bistrô/Miso di Riso. Um ambiente super fofo, comida, sucos e sobremesa tudo muito gostoso! Não era lá muito barato (nível mochileiro rs) mas nada muito caro também. Daí, seguimos pela cidade, entrando em algumas igrejas, ficamos um tempo Piazza di Santa Maria Novella e de lá seguimos para o Duomo de Florença (Catedral Santa Maria Del Fiore) para terminar o passeio por Florença. Você pode subir na torre da igreja e ter uma bela vista da cidade por 10 euros.
Duomo de Florença

E assim foi Florença, e deixou vontade de conhecer mais um pouco não só dela, como de toda Toscana. Quem sabe uma volta, não? Alguns lugares que apesar da vontade não fui e super indico: Palácio Vecchio, Palácio Pitti, Jardins de Boboli, Sinagoga de Florença, Casa de Michelangelo e Jardim Bardini. Vamos seguir viagem...próxima parada: Cinque Terre!

Como Chegamos: Trem.

Transporte pela cidade: Pés :)

Estadia (3 noites):
Hostel 7 Santi : R$182

Gasto Gerais: Vou ficar devendo, pois deslumbrada na Itália acabei não anotando meus gastos básicos depois de Roma.[2]

Fotos da Itália no meu Flickr:
https://www.flickr.com/photos/ellenpedercane/albums/72157656885166298



Nenhum comentário:

Postar um comentário