segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Mochilão 2014 - Itália – Parte 1: Roma

Piazza del Popolo

Já tenho vontade de conhecer cada cantinho desse mundo, mas alguns cantinhos têm um toque mais especial. E a Itália está nessa lista, nesse top 10 de lugares do coração desde os sonhos mais infantis. Minha família, mesmo que não tenha mantido muito a tradição italiana (vieram para trabalhar lá pelo final do século XIX), possui o sangue fervente daquele jeitinho que só o italiano tem. Não, essa viagem não foi para buscar familiares por lá, mas só pelo fato de estar naquela terrinha o coração acelera.

A primeira parada foi a Itália, pois minha irmã Teresa tirou férias para viajar comigo, só nesse primeiro país. Ficaria sozinha nos demais, mas como já disse no post anterior (http://ideiasmochileiras.blogspot.com.br/2015/01/primeiros-passos-para-o-mochilao.html) me apareceu uma companheira para dividir a aventura. E esse foi o país no qual ficamos mais tempo. 20 dias de muito amor, gelato, tutti parlano con gesti, pasta, pizza, Madonna mia! Para mim, é impossível não se apaixonar pela Itália. Tem ruínas, tem massa, tem NUTELLA, tem o melhor sorvete do mundo, belissimi ragazzi e a loucura deliciosa que só os italianos possuem. Ao final dos 20 dias já era possível entender alguma coisa dessa língua tão romântica (ou a mais romântica como diria Elizabeth Gilbert de Comer, Rezar, Amar).
Basílica de São Pedro, Vaticano

Uma semana antes da viagem eu mal consegui dormir de tanta ansiedade, e acredito que começar pela Itália me tirou ainda mais o sono. E dia 9 de junho de 2014, no início da noite embarquei com destino à Roma. Contando a escala, umas 12 horas depois estávamos lá! E que calor! Roma nos recebeu com a certeza que por um tempo não teríamos saudade do Rio de Janeiro. Chegamos ao finalzinho a tarde no hostel, mas temos sol até as 22hrs então...vamos começar a caminhar pela cidade? Sim! Afinal, 4 dias e meio é pouco pra curtir essa bela cidade.

Piazza Navona

Encontramos Sessa (apelido da Simone) que já estava na cidade. Pegamos o mapa no hostel, pedimos dicas e lá fomos nós. Comemos uma pizza e seguimos caminhando até o Piazza Del Popolo (passando pela Piazza di Spagna, que tinha alguma obra próxima. Obra que é algo muito comum em toda parte da Europa no verão). Voltamos e comemos o nosso primeiro gelato...e aí foi amor eterno a primeira colherada! Sim, passei todos os dias na Itália comendo gelato desde então.

No dia seguinte, acordamos cedo para ir ao Vaticano, era dia de Audiência papal e uma galerinha do hostel também ia aproveitar pra assistir e conhecer o Vaticano. Na hora, cada um foi pra um canto, comprou por um preço. Nós, como boas brasileiras, buscamos o melhor preço até o fim. E chegamos à audiência estava lotaaaaada e o calor estava bem forte. Ao final, adentramos a Basílica de São Pedro, ao Museu do Vaticano e Capela Sistina. O dia inteiro é pouco pra ver tanta beleza. Passamos o dia inteiro encantadas com tudo. A energia, a arte, tudo incrível! Assumo que fiquei muito emocionada na Basílica de São Pedro e liguei pra minha mãe, gostaria muito que ela tivesse ali dividindo aquele momento comigo. Vale muito a pena ir ao Vaticano (mesmo não sendo católico). Cara, tem Michelangelo, saca? Uau!

No Palatino
Nosso terceiro dia em Roma foi de muuuuuita caminhada! Passamos pelo Fórum Romano (mas o visitamos efetivamente no dia seguinte), fomos sem sucesso ao Mausoléu de Augusto, que por um motivo que não me recordo (ou talvez não tenha sido dito) estava fechado a visitas. De lá seguimos caminhando pelo Rio Tibre, passamos pelo Castelo de Santo Ângelo (mas não entramos) e fomos nos perdendo entre ruelas, igrejas e piazze até chegar a belíssima Piazza Navona. Tudo lá era bom, o clima, as pessoas, tudo, até a garoa que caiu quando chegamos! Inclusive lá fica o consulado brasileiro de Roma, onde passamos um tempo batendo papo com um brasileiro que mora lá há mais de 20 anos. De lá fomos para a Fontana di Trevi, com direito a mais um pouco de “perdidas no mapa”, entrando em igrejas e parando em praças. E ao chegar lá...a Fontana está EM OBRA. Isso mesmo, sem água, cercada e só abrirá em agosto de 2015. Ou seja, os pedido ficaram pra depois. No caminho de volta para o hostel, encontramos um Pinóquio e acabamos virando atração tirando foto com ele, um senhor também registrou o momento em sua câmera. Ok, né? Nesse dia, acabamos assitindo o jogo do Brasil no hostel, e até onde me lembro ninguém torceu pelo Brasil e perguntavam “todo mundo lá e vocês aqui?” hahahhaha e essa pergunta nos acompanhou até o final da viagem, acompanhada de outras piadinhas, if you know what I mean.
Decepcionadas na Fontana

Fórum Romano
Nosso último dia inteiro em Roma foi de maratona: Palatino + Fórum Romano + Coliseu + Piazza Venezia + Monumento a Vittorio Emanuele II + Pantheon, ou seja, uma maratona! Acho que talvez o dia mais incrível. Eu já disse que sou apaixonada por ruínas? Por ver a história “viva” de tanto tempo atrás? Me senti em um livro de história, pensando em tudo que aprendemos sobre civilizações antigas e está tudo ali, sob nossos olhos. Há anos que falo que preciso conhecer o Coliseu antes que ele suma, quando ele apareceu no meu campo de visão, mal sabia o que pensar, só “caraaaaa, eu tô aqui!!!!!”

E assim se foram os maravilhosos dias em Roma com toda sua majestade. Mas claro que sempre falta uma coisinha aqui e outra acolá. Indico pra quem for pra lá, não deixar de visitar além dos lugares aos quais fui (todos indispensáveis): Bairro boêmio de Trastevere (queria muito ter saído a noite por lá),  Jardins de Villa Borghese/Galeria Borghese, Monte Capitolino/Museu Nacional Capitolino e Termas de Caracala. Li também sobre Catacumbas de São Calisto, mas eu não tenho muita atração por conhecer cemitérios em canto algum, mas pra quem curte pode ser uma boa.

Não comprei Roma Pass e andei a cidade inteira a pé. Antes de chegar só comprei o Eurail Pass Itália para 3 pessoas com 5 paradas (189 euros para cada, cerca de R$638,82), já que de uma cidade para outra andei de trem. Mas ao final da série de posts sobre o mochilão, farei um com os valores totais da empreitada ;).
E assim foi Roma. Tranquila, sem nenhuma furada e com muito gelato rs.
Próxima parada: pizza, ou melhor, Nápoles!

Ele: o COLISEU!

Como chegamos: Avião.

Transporte pela cidade: Nenhum. Fizemos tudo a pé mesmo.

EstadiaR$472
La Controra Hostel – 4 noites:  (incluindo taxa de turismo, 2 euros por dia)

Gastos gerais:  R$ 352, 54
(comida, bebidas, entradas de museus e tudo mais)

Gasto total: R$ 824,54


Um comentário:

  1. Que legal, amiga! Depois desse relato deu vontade de sair daqui agora pra ir visitar a Itália.
    Parabéns =)

    ResponderExcluir