quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Um pouco de Rio de Janeiro - Parte 2: Praias

Praia de Copacabana
Como vocês já sabem (na descrição aqui do lado e de outros posts), a mochileira que vos fala é carioca e não tem como deixar de falar da minha cidade natal por aqui né? Rio de Janeiro, essa cidade amada por suas curvas montanhosas e praias, pelo carnaval, pela simpatia do povo, pelo calor de 40 ºC (um tanto mais que 40, ultimamente hahahha), pela havaianas nos pés em todo lugar e pelo sotaque chiado mais charmoso desse país (sim, é bixcoito e não bolacha :P).

Brincadeiras a parte, hoje vamos falar delas: as lindas praias da Cidade Maravilhosa! E sim, como santo de casa não faz milagre, eu não conheço todas elas. Sim, é um absurdo, mas sabemos que são poucas as vezes que “turistamos” em nossa própria moradia, não sei lhes dizer o porquê. As praias são uma marca da cidade, conhecida por todo o canto desse mundo, do calçadão de Copacabana  ao surf na Prainha, temos 72,3km de praias a serem aproveitados.

Praias da Zona Sul

Sem dúvidas, essas são as mais famosas da cidade. Copacabana é a princesinha do mar! Possui um dos réveillons mais populares do país e é referência de Rio de Janeiro por aí afora, é só você dizer que é brasileiro e carioca que ouvirá certamente um “Copacabana?”. É sempre bom ficar atento, pois algumas praias (Botafogo e Flamengo, especialmente) nem sempre estão próprias para o banho.

As praias que eu mais gosto dessa região são Arpoador e Ipanema, não sou conhecedora/freqüentadora de todas, como já disse anteriormente. O pôr do sol do Arpoador é da lista de “must do” na vinda ao Rio. Vamos à listinha de praias que você pode conhecer por aqui:

Praia do Flamengo
Pôr do sol no Arpoador
Praia de Botafogo
Praia Vermelha
Praia da Urca
Praia do Leme
Praia de Copacabana
Praia do Diabo
Praia do Arpoador
Praia de Ipanema
Praia do Leblon
Praia de São Conrado
Praia do Pepino
Praia do Vidigal

Praias da Zona Oeste

Essas são as praias que eu gosto mais de ir, embora não conheça todas. Na minha humilde opinião, elas são de longe as mais lindas e como são menos populares que as da Zona Sul, o movimento é levemente menor. Acredito que a mais badalada dessa região seja a Praia do Pepê, mas meu coração está mais para a outra ponta começando na Praia da Reserva e indo até as lindas Prainha, Praia da Macumba e Grumari, essas últimas são muito freqüentadas por surfistas e tem uma prainha “escondida” por ali, a Praia do Secreto. Só pegar uma trilha leve e se encontra mais um pedacinho de paraíso por essa região. Temos também por aqui a Praia do Abricó, conhecida pela prática de naturismo.

Uma parte mais distante dessa região que tem se popularizado atualmente é Guaratiba, devido a Trilha da Pedra do Telégrafo e sua famosa foto com um ângulo perfeito para uma bela ilusão de ótica, além da vista maravilhosa daquela região, embora seja bem distante comparado ao Centro da cidade, é uma aventura que vale a pena ser vivida, então pense com carinho na beleza dessa região. Aqui vai mais uma listinha:

Prainha
Praia de Joatinga
Praia do Pepê
Praia da Barra da Tijuca
Praia do Recreio dos Bandeirantes
Praia da Reserva
Prainha
Praia da Macumba
Praia de Grumari
Praia de Abricó
Praia do Secreto
Praia do Perigoso
Praia da Barra de Guaratiba

E a praia é apenas um dos atrativos da Cidade Maravilhosa, e farei outros posts para falar com mais calma de cada pedacinho dessa cidade. Hoje ficamos aqui pelas praias!


Até o próximo post, galera! J

Para mais fotos:
https://www.flickr.com/photos/ellenpedercane/albums/72157657976227791

Nenhum comentário:

Postar um comentário