terça-feira, 22 de setembro de 2015

Um desabafo carioca



Hoje não é dia de post, mas tristemente abrirei uma exceção e meu coração :( 

Desde que nasci e nem me entendia por gente, sei que o Rio de Janeiro já não era mais a Cidade Maravilhosa depois do túnel, além da Zona Sul. Sofremos com a impunidade há tempos, com o descaso, com o medo de chegar, com o sair sem saber como irá voltar. E me pergunto, quando é que todo mundo se importou com isso? Quando o bem estar do carioca que mora além das praias foi pauta importante? E mais uma vez, nada aprendemos, o discurso de violência e redução de maioridade penal continuam sendo a possível solução, embora todos saibam que NÃO é. Assim como a seca só virou problema quando chegou ao Sudeste, a Cidade perdeu seu adjetivo Maravilhosa agora que o problema tomou novos espaços.

Sim, meu caro companheiro carioca, anos de péssimos governos e descaso da própria população são um tiro que SEMPRE sairá pela culatra. Boa parte de nossos problemas políticos começam com nosso comportamento. As não cobranças de anos atrás culminaram nesse caos atual: sem ensino, sem perspectiva, está cada vez mais difícil convencer alguém do que é certo ou errado, de que o bem estar do todo é o seu também, principalmente quando o bem estar destes nunca foram importantes para o resto do todo.

Acho que temos a faca e o queijo na mão. Essa é (e tem de ser) a hora de agir, antes que a cidade perca qualquer possibilidade de voltar a ser maravilhosa. E que ela possa ser assim para todos (branco, negro, índio, caboclo, mameluco) e em todo lugar (zona norte, oeste, sul). Não adianta ser dita uma das cidades mais lindas do mundo, se o próprio cidadão não pode viver bem. ESTAMOS ESQUECIDOS. Nos esquecemos. Ou nos juntamos agora, ou nos separaremos cada vez mais.

Antes de qualquer coisa, quero deixa EXPLÍCITO que não defendo esse comportamento meliante, mas não posso fechar os olhos para um problema SOCIAL. Meus queridos, a sorte que eu, você e seu vizinho temos não se estende a toda população dessa cidade. Existem sim diversos casos de superação, OK, mas regra é regra, mermão: olhe para seu próprio umbigo e verá quantas vezes você mesmo consegue fugir a regra em diversos campos da sua vida. Assumamos nossa responsabilidade com o descaso. Assumamos nossa insensibilidade social e espera por milagres, à eterna espera que todo excluído favelado vá correr atrás SOZINHO pra mudar sua vida, quando muitos de nós não damos um passo sem uma BOA companhia. Ninguém luta sozinho, brother. Paremos de buscar paliativos, quando é preciso curar a ferida.

Quando sangrar a dor da impotência, lembre-se: todo carioca tem direito de curtir um domingo de sol em qualquer praia e não importa de onde ele venha e pra onde ele vá. Quando vamos mudar isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário