quarta-feira, 20 de maio de 2015

Quanto custa um mochilão, hein?

Cinque Terre, Itália
Eis o post do assunto mais perguntado desde que voltei: “então, quanto você gastou viajando?”, “nossa você deve ter gastado muito, euro né?” entre outras perguntinhas mais, todas relacionadas aos gastos. É a parte em que ficamos apreensivos ao planejar uma viagem, né? Olha mas aprendi bem a lição: não há necessidade de se estressar. Um pouco de planejamento e deixar a mágica acontecer é o suficiente, afinal, ninguém vai voltar mendigando de uma viagem, há alguns blog por aí super interessantes de gente que vai na cara e na coragem pra estrada sem um conto no bolso.
Santorini, Grécia.

Como é grande a vontade de fazer outros mochilões, inclusive mais longos, anotei tudo para saber meus gastos, onde gastei mais dinheiro e tudo mais. Mas claro que em algum momento isso falhou, logo no início da viagem e por isso a Itália ficou sem anotações financeiras. Depois de Roma, naquela adrenalina de início da viagem, não anotei nenhum centavo gasto, logo fiz uma média entre o quanto sei que saiu da minha poupança e a soma do que gastei em outros países para chegar ao valor aproximado gasto lá.

Cascais, Portugal
Bom, como o euro teve uma boa oscilação de valor no período que fiquei por lá, para fazer as contas usei uma média de 1€ saindo a R$3,38 para converter os gastos. Os gastos gerais incluem tudo que tive que pagar no país ou na cidade onde estava, de comida à reserva de assento no trem. Separei esses gastos da estadia, porque também é um dos pontos mais perguntados. Lembrando que foi uma viagem de 82 dias (mas porque 82? No primeiro roteiro que montei, acreditei que era suficiente e estava dentro dos 90 dias de visto dentro da Europa), passando por 11 países e 27 cidades.  

Eu e minha irmã em Roma
Então vamos ao que interessa? Bom, desde meu primeiro estágio fiz uma poupança pra guardar uma graninha para futuros projetos. E esse futuro projeto já foi um curso, comprar um apartamento e até casar, mas o melhor estava por vir e essa graninha que me permitiu sonhar alto, comprar minha câmera, estudar fotografia, chutar o balde e viajar. E esse foi meu alicerce para a viagem. Os primeiros gastos não saíram da poupança, saíram do meu salário mesmo. Preciso deixar claro que para viajar, nos meses anteriores abri mão de algumas coisas (tipo baladas, especialmente) para pagar os primeiros gastos e guardar um pouco mais. Primeiros gastos esses que foram:

•Passagem (ida e volta): R$2.531,00
•Passagem Roma-Atenas: R$233,16                           
•Seguro viagem: R$416,99
•Total: R$3.181,15

Minha meta inicial era gastar no máximo R$10 mil e consegui gastar apenas um pouco mais (fica dentro da margem do “pra mais” que eu tinha em mente) e em alguns momentos você acha que não será possível, como quando está em Londres, por exemplo. Então vamos começar a falar melhor sobre os gastos. 

Hospedagem

Nossa host do Couchsurfing, Sónia
Nosso host em Nice, querido Jô!
Sabe aquela regra mochileira de que se dane o conforto? Então, é bem por aí. Mas vou te contar que pensando assim pelo caminho até aparece conforto viu? Hehehe. Ficamos em hostel, cochilamos em chão de aeroporto, ficamos em casa de pessoas lindas (Couchsurfing e Arte de Viver) e sem querer acabamos em dois Bed&Breakfast que foram o mais perto do luxo que chegamos (um sem pagar nada e o outro por necessidade). E vi tantas famílias com mochila nas costas e ficando em hostel que já venho pensando em riscas hotel das minhas possibilidades! Hostel é muito mais bacana pra interagir e baixa consideravelmente o custo da viagem. Pense nisso ;)

Locomoção

Eurail usado na Itália
Bom, dando aquela estuda em relatos de outros mochileiros e blogs de viagem por aí, vi que os vôos low cost e minha mochila cargueira não teriam uma relação lá muito harmoniosa. E além disso, as passagens teriam que ser compradas com muita antecedência visto que nas férias de verão os europeus não perdem tempo, e como disse meu querido amigo francês Jô “só tem verão uma vez por aqui”. E como não queríamos um roteiro engessado, o uso do trem foi a melhor saída. Ok, mas comprar passagens de trem encima da hora também não é barato Descobri o *Eurail (Interail pra quem tem cidadania européia) e ele é uma mão na roda, você só precisa tomar cuidado com as reservas, pois se deixar pra cima da hora pode não ter nenhuma vaga ou apenas leitos, que tem uma taxa de reserva mais cara. Alguns países são maravilhosos, como a Alemanha, onde você não precisa pagar taxa de reserva nenhuma e os trens são todos ótimos. Ah, a Inglaterra não aceita o Eurail, mas tê-lo dá um descontinho no trem. Ah, também conseguimos descontos nos ferryboats na Grécia(ta aí o que encareceu a estada lá, chegar e sair do país hihihihi) e Irlanda. E para só faltar andar de bicicleta de um país pra outro (eu ainda não sei andar de bicicleta:\), pegamos um ônibus de Londres para Paris, porque né 90 € no trem de novo não ia rolar.
Vai um vinhozinho de 2 libras?

Alimentação

Bom, essa questão é sempre muito delicada. Dá pra comer saudavelmente mesmo na correria, mas em alguns locais não pesquisamos bem e o McDonald’s foi a salvação da fome (em Londres, por exemplo). Grande parte dos hostels tem cozinha e comprar comida no mercado vai fazer seus gastos caírem bastante. Em Paris, alguns mercados você pode comprar a comida e esquentar no micro-ondas por lá mesmo, o que também é super interessante. Fazer amizades e cozinhar para eles e vice e versa, é certamente o melhor! Pra dizer que não fui à restaurante nenhum, meu irmãozinho italiano é cozinheiro e fui ao restaurante onde ele trabalha (e não gastei um centavo).

Louvre

Compras

Tirando uma loucura ou outra que você pode fazer (no meu caso foi comprar um blusa ou um anel), esse item está fora da lista, digo, pelo menos na minha. A única coisa que pensava era em como diminuir o peso da minha mochila, o que fez algumas coisas ficarem pelo caminho. Europa não é dos lugares onde você encontre lá muitas coisas com preço bacana, então isso nem passou pela minha cabeça estando lá. Só pra conferir, olhei preço de lentes pra minha câmera e convertendo daria no mesmo. Então, se quiser comprar, vai fundo, mas na minha lista de prioridades isso passou batido.

Passeios

Alguns são realmente caros, as entradas dos Museus não são convidativas, mas eu fui à todos que tinha muuuuuita vontade. Londres tem vários museus com entrada gratuita e Paris faz isso no primeiro domingo do mês por lá. Dá sempre pra buscar uma forma mais barata de aproveitar a cultura, especialmente a do velho continente, que é riquíssima! E a natureza também é bem bonita por lá, faça bem suas contas e aproveite!

Seguro Saúde

Um fator super importante na hora de viajar é o seguro saúde, principalmente se tratando de viagens longas. Assumo que quando fiz meu mini mochilão para Machu Picchu, nem pensei em fazer por ser apenas uma semana, mas hoje vejo que até em viagens mais breves é importante. No caso da Europa, prestem atenção na abrangência, porque o Tratado de Schengen não inclui todos os países por lá. Sofri um tombo na Grécia mas não precisei ir ao médico, então não usei o meu (ufa!).

Tabela de Gastos

País
Estadia
Gastos Gerais
Total
Itália
R$ 924,00
R$1576 (aproximadamente)
R$2.500 (aproximadamente)
Grécia
R$ 44,62
R$ 799,91
R$ 844,53
Croácia
R$ 202,80
R$ 243,70
R$ 446,50
Alemanha
R$ 101,40
R$ 170,19
R$ 271,59
Holanda
X
R$ 383,80
R$ 383,40
Bélgica
R$ 81,40
R$ 16,90
R$ 98,30
Irlanda
X
R$ 697,60
R$ 697,60
Inglaterra
R$ 439,40
R$ 730,46
R$ 1.169,86
França
x
R$ 689,63
R$ 689,63
Espanha
R$ 300,93
R$ 575, 35
R$ 876,47
Portugal
R$ 50,70
R$ 655,90
R$ 706,60

Gastos pré viagem

Além desses gastos, estão incluídos no gasto durante a viagem, o Eurail Itália, Eurail entre países e o IOF do meu cartão de crédito que usei como Travel Money.

•Eurail Itália: R$638,82
•Eurail entre países: R$2.017,91
•IOF Travel Money: R$233,16

Total de gastos

Gastos pré-viagem
Gastos durante a viagem
Total
R$3.181,15
R$11.616,29
R$ 14.797,44

Dava pra gastar menos? Dava sim. Mesmo que nossa moeda seja bem desvalorizada em relação ao Euro e Libra. Poderia ter segurado a onda um pouco na Itália, ter tido menos preguiça de me virar na cozinha e ter controlado alguns surtos de vontade de comprar umas poucas coisas que comprei por lá. E ter um pouco mais de sorte no Couchsurfing também já diminui beeeem o valor (dizem que no verão é um pouco mais difícil pelo fato de todo mundo estar viajando nas férias). Então é isso, galera. Espero ter conseguido fala tudo. Qualquer dúvida, só perguntar!
Até o próximo post!


OBS: Em cada post falo sobre os gastos daquela cidade e onde fiquei hospedada.

*Saiba mais sobre Eurail: http://pt.eurail.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário