sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Um doce de ilha: Ilha do Mel

Como o réveillon está chegando o post é uma dica caso você ainda não saiba onde passar as festas de final de ano, e achar alguma vaguinha por lá, a Ilha do Mel é uma ótima pedida! Esse texto é um relato de viagem que já publiquei no mochileiros.com (com algumas mudanças, é claro). Praia, paz, good vibes...precisa de mais alguma coisa?
Vista da pousada Dona Clara
A Ilha do Mel é um pedaço lindo e charmoso do litoral paranaense. Ilha da fantasia, assim chamada por uma ilustre cidadã curitibana Rosemary que cruzou nosso caminho na ida para lá, e já nos mostrou que seria uma viagem de muito riso e alegria. Uma grandeza de beleza, uma simplicidade encantadora e um prana elevadíssimo! Melhor lugar para recarregar as baterias e começar 2014, impossível!
Chegando na Ilha a noite, dia 28 de dezembro.
Dia 28 de dezembro de 2013, saímos do Rio (eu e mais 3 amigas) num caloooooor daqueles e torcendo para a previsão do tempo de chuva para Ilha do Mel estar errada. Quando chegamos a Curitiba, uma leve desilusão: chuva, muita chuva. Mas nosso destino era há duas horas de lá e a esperança permanecia. Partimos para a rodoviária e uma fila enooooorme e o pensamento "Geeeente que horas vamos chegar lá?" Uma hora na fila e pegamos o ônibus que ia sair a 10 minutos, 14h30. Run, baby, run!
E lá fomos nós, correndo, animadas e sem saber que pegaríamos um trânsito daqueles. É feriado, é réveillon, e como em todo o resto do Brasil, temos engarrafamento para o litoral. Levamos cerca de 5 horas para chegar na Ilha.  Foi um dorme, acorda, ri das histórias da Rosemary, conta as horas pra chegar...e por volta das 19h30, chegamos!
Praia do Farol
Pegamos o barco...chegamos em Brasília, nossa pousada ficava em Fortaleza, não tínhamos nenhuma ideia de distância....o taxi náutico já tinha encerrado suas atividades e nossa pousada ficava  há 4 km do trapiche de Brasília. Malas na areia? Sim. 4 km de “para um pouquinho, descansa um pouquinho” com malas, na areia (que boa parte da faixa de areia não era fofa, amém!). Começou a escurecer, mas uma das minhas amigas tinha uma super lanterna (a minha do camelô também boa, por sinal) e lá continuávamos, querendo largar tudo e dormir na praia. Quase às nove da noite, chegamos a pousada (Dona Clara, o nome) e fomos recebidas com muita fofura, já compensando tamanha andança.
Vista do Farol das Conchas
Devidamente descansadas, no dia seguinte fomos de fato compensadas pela longa do dia anterior caminhada: que visual! Sair do quarto e já ver o mar...pode viver lá pra sempre? O Sol reinou em nossa estadia, iluminando nosso caminho para conhecer cada canto lindo que possui aquele lugar. Primeiro dia para aproveitar! Lá fomos nós caminhando pela Praia de Fortaleza, Praia do Istmo, Praia de Fora, Farol das Conchas e Praia do Farol. Tudo isso com direito a um pouco de caminhada, um pouco de mergulho (numa água linda e de temperatura perfeita)...ai ai...vida no paraíso!
Para caminhar a noite, só com lanternas, e tínhamos super lanternas! Porque não há iluminação pública na ilha. A primeira noite aproveitada andamos muuuuuito, por sinal. Fomos até praia grande, já que disseram que lá “bombaria” e o que bombou mesmo foi nossa caminhada. Ainda bem que estávamos bem equipadas de luz.
Passeio na Baía dos Golfinhos com André Mariano
No dia seguinte fizemos um passeio pela Baía dos Golfinhos. Passeio de barco o dia inteiro (sem esquecer nossa caminhada diária de 4 km da pousada até a Brasília e vice-versa), com paradas para mergulhos (em um deles brincamos com lama e no outro fugimos de água-viva). Passeio até a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, com direito a ver golfinhos e a muitas histórias bem contadas por André Mariano, grande figura e grande pessoa que organiza esse passeio na alta temporada.
No dia seguinte, fizemos um bate e volta em Encantadas, para conhecer pelo menos um pouco a outra parte da Ilha. Fomos a Gruta das Encantadas e a Praia da Gruta. A gruta estava lotada de pessoas fugindo do sol naquele dia super quente. Como era dia 31 e tínhamos nossa esperada noite de réveillon, foi um dia de exploração mais leve da ilha e não exploramos muito Encantadas.
Gruta das Encantadas

Dia 1 de janeiro de 2014, dia de despedida com coração apertado: vontade nenhuma de largar aquele paraíso. Se despedir da praia, de todas as coisas boas que vivemos lá, da pousada mais fofa que já me hospedei na vida...mas levando a ilha com a gente. Aquela energia, aquela paz estão na alma e prevaleceram o ano todo. Fica a vontade de voltar e a memória de dias lindos e bem vividos.

Passagem: Rio-Curitiba (Avião - Ida e Volta): R$ 364,14
                  Curitiba-Ilha do Mel(Ônibus - Ida e Volta): aproximadamente R$40,00

Estadia: Pousada Dona Clara - R$ 500,00 (aproximadamente)

Mais fotos no Flickr:

OBS: Se tiver uma mochila cargueira, é melhor ir com ela do que com mala de rodinha. #ficaadica
OBS2: A Ilha do Mel é totalmente roots. Se essa é sua praia, vai fundo ;)

Link do texto no Mochileiros.com: http://www.mochileiros.com/reveillon-no-paraiso-ilha-do-mel-pr-t93990