segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Viajar é encontro

Viajar é muito mais do que simplesmente conhecer outras terras, outros povos, outras culturas. Viajar te faz olhar pra dentro e descobrir novos limites, novos horizontes. E geralmente, descobrir curvas na alma jamais exploradas. E curvas que podem (e irão) tornar sua vida muito mais bonita, muito mais colorida.
Pátio de uma Universidade em Cuzco - Peru
A viagem te enriquece duplamente, por tudo aquilo que você vê e guardará na alma e na memória pro resto de seus dias e ainda proporciona um momento onde você é sua melhor companhia (mesmo quando estamos muito bem acompanhados), suas descobertas, suas redescobertas...acho que podemos ser outros depois de viagens. Talvez não todas, mas muitas tem esse dom de nos transformar. O olhar sobre a vida muda. O olhar sobre suas escolhas muda. O olhar que você tem de você mesmo muda. Às vezes precisamos ir longe para saber o que realmente queremos da vida, como queremos desenhar nossos dias, traçar nosso caminho. De longe, parece que nossa visão fica mais ampla, mais nítida. O colorido da vida vem desses momentos em que encontrar a si mesmo é resposta de prece, é resposta divina.

Santuário de Machu Pichu
Ilha do Mel - Paraná
Algumas viagens são sonhos que por muito tempo passam em nosso coração e pensamento. E de lá, saímos com mais sonhos, coração mais latente em busca de novos caminhos ou novas aventuras. A vida não é mais a mesma e teremos que rever e remontar nosso quebra cabeça: vale a pena fazer algo que não nos deixe totalmente felizes? Sim, você questiona seu cotidiano, seus relacionamentos, seu emprego...tá tudo encaixando? Seu coração está alegre? É hora de tomar novos rumos, prezar por outras escolhas? Perguntas...perguntas...Viajar proporciona respostas, não é mesmo? E quem disse que respostas não geram novas perguntas?
Coliseu - Roma, Itália

E assim vai um ciclo. Um novo modo de lidar com os ciclos da vida diria eu. Vivemos de ciclos, de transformações, somos e merecemos ser essa eterna inquietação que busca pela nossa melhor versão, pelo melhor que podemos doar de nós mesmos e o melhor que podemos fazer, em todos os campos de nossa vida. TODOS. Sem exceção.
Parte de Muro de Berlim - Alemanha
Todo viajante, de primeira viagem, ou de muitas, está em busca de tornar mais prazerosa a inquietação que ocorre dentro de si. Parece que alma nasceu pra conhecer diversos lugares, se encontrar em diversos pedaços do mundo. Não que nosso lar (país/estado/cidade de origem) não nos permita isso, mas é que existem outros lugares que podemos nos encontrar, então que seja tanto aqui quanto acolá. É tanta beleza, tanta gente, tanta troca pra se viver. Não é obrigatório, mas quem tem essa inquietação jamais deve parar de alimentá-la.

Amsterdã, Holanda
Londres, Inglaterra
A todo o momento, é tão direito quanto dever encontrar nossa própria felicidade, escrever nosso caminho com letras bonitas e céus azuis, com sol latente ou estrelas brilhantes. Algumas almas são mais pacatas e outras são mais investigadoras, ambas podem ser transformadas por viagens. Qualquer alma pode tornar diversos lugares pontos de encontro entre o sagrado e o profano de si mesmas.
Que possamos viver nossas mudanças. Que nossas respostas nos abram cada vez mais as asas. Voar é preciso. Ser livre está aquém de definição. Não há receita para chegar à liberdade, cada individuo tem seu jeito de voar e de encontrar a si mesmo, unânime é só o direito de ser livre, de não ter pelo caminho nada que nos pare.

Louvre - Paris, França
O amor é livre e perpassa toda e qualquer área de nossa vida. Quem não ama o que faz, com quem vive, não tem brilho nos olhos, não vive a liberdade. Que possamos voar cada vez mais alto, com cada vez mais verdade e a felicidade jamais nos abandonará. Felicidade é escolha e não é feita só de momentos alegres, é uma construção onde há dias mais cinzas e dias mais azuis.  Sejamos livres. E como diz Papa Francisco: “sejamos revolucionários: sejamos FELIZES.”

4 comentários:

  1. Amiga, que lindo! Isso me remete a um refrão bem conhecido nosso de uma grande figura, uma grande alma: "Precisa abrir a janela e ver que a vida é colorida e bela!". Acho que viajar é muito isso, é abrir, não só a janela, mas a visão pra ver quanta coisa boa existe nesse mundão de meu Deus.
    Parabéns, muita sensibilidade! *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu maior presente de Natal esse ano é esse, vocês curtirem comigo esse momento! Muito obrigada mesmo, amiga! <3

      Excluir
  2. "Ser livre está aquém de definição. Não há receita para chegar à liberdade, cada individuo tem seu jeito de voar e de encontrar a si mesmo, unânime é só o direito de ser livre," perfeito!
    Texto lindo, verdadeiro e profundo. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaai, nonna! Tão bom ter feedback de vocês! Coração fica mais feliz de dividir com vcs! :) beijinhos

      Excluir