sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mi Buenos Aires Queriiiiiiido!

A viagem é antiga (2010), de uma época na qual ainda não fazia ideia de que gostaria mais de viajar de mochila do que de mala e tantas outras coisas mais. Deixando de lado a nossa rivalidade com nossos vizinhos, Buenos Aires é uma cidade fofa demais para passar batida. Comida boa, passeios bacanas, uma bela arquitetura do século XIX, que proporciona um “ar europeu” à capital portenha, e ela, é claro, a Mafalda!
Fui passar o feriado de Nossa Senhora Aparecida lá (12 de outubro) e não sabia que na mesma época havia um feriado na Argentina, que no ano de 2010 caiu no dia 11 de outubro, o Día Del Respeto a La Diversidad Cultural (Dia da Raça), o que me fez compreender o porquê da cidade estar relativamente vazia e da Calle Florida estar fechada no dia que resolvi ir conhecer a famosa rua das compras.

La Casa Rosada
Comer é algo que você não pode deixar de fazer em Buenos Aires. A famosa Parrilla, bife de chorizo, as papas fritas, dulce de leche, empanadas, sorvete de dulce de leche. Eu cometi apenas um crime, na correria de poucos dias esqueci com-ple-ta-men-te das empanadas enquanto comia sorvete de dulce de leche a qualquer hora hahaha. Come-se bem e por um preço muito atraente, não me recordo o quanto gastei mas conversei com amigas que foram recentemente à Buenos Aires e comer ainda é bom e barato! Eu amei a Freddo, mas achei uma outra sorveteria lá tão boa quanto, mas 4 anos depois já não lembro o nome. Dulce de leche granizado, o melhor sorvete pra mim! Hummmm...

Dos passeios mais comuns, não fui ao Lujan (não, não acho muito bacana esse zoológico) e Colonia Del Sacramento (fica no Uruguai mesmo, mas pode-se fazer um passeio de barco pelo Río De la Plata) por ter ficado apenas 4 dias (na prática, 3 dias e meio).
La Bombonera
Muitos me disseram que andar de táxi era super barato e a melhor opção na época, porém andei mesmo de metrô e poucas vezes de ônibus por lá e ambos me atenderam bem. Comecei os passeios pelo Obelisco (no cruzamento das avenidas Nove de Julho e Corrientes). Nesse dia, ao pedir pra alguém tirar uma foto minha, a pessoa pediu dinheiro logo após tirar a foto e o que achei mais curioso é que o rapaz estava vestido de Adidas de cima a baixo, logo pensei “meu caro, acho que você que precisa me dar um trocado hein?” hahaha. Nesse mesmo dia, caminhando passei pela Casa Rosada e alguns monumentos por ali perto. No mesmo dia comi um bife de chorizo muy bueno em San Telmo (com papas fritas, claro!) e fui para Puerto Madero, com sua Puente de La Mujer e a Fragata Presidente Sarmiento que é beeem bacana! Trata-se de um navio agora museu e que foi o primeiro navio-escola dos hermanos lá pelos anos de 1899.

Em Caminito
O dia seguinte começou em La Bombonera, e por motivos de pão-durice minha e do meu ex namorado não entramos no estádio (sim, garoteamos. Não sabíamos viajar.). De lá segui para Caminito, para conhecer o bairro portenho mais fofo e colorido, onde comi parrila e vimos tango por todos os lados (e sósias do Maradona também). Segui para Recoleta, onde tem o famoso cemitério, onde não agüentei ficar mais de 10 minutos ...cemitério é cemitério e não curto muito estar neles, não é mesmo?! Continuei o passeio por Recoleta e terminei na Floralis Geberica.
Com a Mafalda!!!

Mais um dia e dessa vez foi para ficar no bairro onde estava hospedada, San Telmo. Com sua feira fofíssima, passei praticamente o dia todo andando de um canto a outro da feira e com vontade de levar tuuudo que se vê pela frente! E em seu caminho temos a Mafalda liiiiinda! Nesse mesmo dia, tentei ir ao Jardim Japonês, mas como é um pouco distante estava fechado ao chegar lá!
Para o último dia ficou o lindo Jardim Japonês, é bom chegar cedo lá e caminhar tranquilamente apreciando a belexa do local. Muita cor, muito verde, muitos peixes coloridos. Para completar o último dia de passeio por Buenos Aires, passei pela parte da Avenida Nove de Julho ainda não visitada e comprei as alfajores para trazer.

Jardim Japonês
E esses foram os dias pela capital portenha. Muitas caminhadas, com direito escolher o sapato errado e esfolar o pé, com Quilmes, com friozinho (uns 10-15°C, pra carioca lê-se praticamente 0 °C hahahaha) vinho portenho, parrilla, papas fritas, bife de chorizo, alfajor e muuuuito sorvete de dulce de leche! Agora preciso voltar lá como mochileira que sou, visitar o que ficou faltando e conhecer mais um pouco da terra dos nossos hermanos.

2 comentários:

  1. Que lindo e esclarecedor texto, amiga! Recomendo muito pra todos que estão indo ou têm interesse de ir para a minha linda Buenos Aires!
    Arrasou =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga linda, obrigada! Vcs curtirem junto comigo é o melhor retorno que posso ter!!!!

      Excluir