quarta-feira, 1 de julho de 2015

Trilha sonora mochileira

Casal de músicos nas ruas de Madri
E nem só de relatos e emoções vive um blog de uma mochileira! Bom, música é uma parte muito importante da minha vida. Música é inspiração, é conselho, é até terapia! E durante a viagem, ouvimos muita música, é claro! E também buscamos conhecer alguma coisa local, afinal, música sempre será um dos pontos fortes e reveladores de qualquer cultura. Então prestamos atenção no que mais tocava em cada canto, do que conhecemos com os amigos que fizemos por lá e claro, com músicas que surgiam na cabeça e acabaram fazendo parte da nossa trilha da viagem!
Como alguns países foram mais significativos musicalmente, digamos assim, vou dividir aqui por país e explicar um pouco do que fez essa música marcar o referente trechinho da viagem. Espero que seja uma leitura divertida pra vocês assim como escrever está sendo pra mim J. Afinal, toda e qualquer memória de viagem é uma delícia, não é? Enquanto aguardo o próximo mochilão (seja mini ou longo hehehe), vamos falar ainda do último.

Itália

Ti lascio uma parola - Nomadi (https://www.youtube.com/watch?v=_V2ciL3pOPs): Essa música foi a que mais marcou a Itália por lembrar meus irmãozinhos italianos, que fizeram uma performance super divertida desses dois figuras.

Finuculì, Funiculà (https://www.youtube.com/watch?v=rlO_2lllDwY): Quando estava em Nápoles, em uma pizzaria, uma dupla de músicos entrou e tocou essa canção e ela marcou a passagem por lá. Tem o vídeo eu fiz de celular desse momento no link aqui encima.

I don’t wanna talk about it - Rod Stewart
(https://www.youtube.com/watch?v=12CeammnGUU): Essa é daquelas que não fazem muito sentido mas que minha amiga e travel buddy cantarolou em algum momento e grudou em nossas cabeças por quase os 3 meses hahahaha.

Happy – Pharrel (https://www.youtube.com/watch?v=ZbZSe6N_BXs): Bom, essa música estourou em todo canto do mundo e lá não seria diferente. Cada restaurante, lanchonete, pizzaria, na rua, a música tocava. Em Nápoles um (belo) garçom de uma pizzaria começou a dançar essa música no meio do salão. E “Happy” era o sentimento da vez! ;)

Grécia

The dog days are over – Florence + The Machine
(https://www.youtube.com/watch?v=iWOyfLBYtuU): Bom, chegando à Atenas e ouvindo as músicas do meu celular chegamos à conclusão perfeita: nossos dias de cão (ao menos por hora) haviam acabado! (estar na Grécia é quase estar no paraíso).

Elephant Gun - Beitut (https://www.youtube.com/watch?v=SWSz_PAfgNc): Mais uma que já estava no meu celular e fez parte de Atenas, ouvíamos todos os dias. Essa música é linda né? Então, deixamos a temporada começar!

Peponi – The Piano Guys ft Alex Boye (https://www.youtube.com/watch?v=Cgovv8jWETM): Essa versão incrível de Paradise do Coldplay só me apareceu, pois ao ouvir a canção original minha amiga cantava “pepopepopeponi” e eu não entendia nada. Até que um dia o youtube me fez compreender com essa versão africanizada pelos super criativos The Piano Guys.

Música Grega (https://www.youtube.com/watch?v=Mu5G6kixMxQ): Em Santorini, nos indicaram um restaurante que teria uma apresentação com música e dança grega, mas no dia, houve uma ventania desproporcional e a banda não chegou ao local. Mas antes de chegar a Croácia, tivemos a sorte de compartilhar a ferryboat com um grupo de dançarinos e vê-los ensaiar. Filmei, mas devido a ventania o som ficou muito ruim e então vamos de música grega para relembrar esse momento.

Croácia

Ai, se eu te pego - Michel Teló (https://www.youtube.com/watch?v=hcm55lU9knw): É...ao chegar em Zagreb, me deparei com essa canção. As meninas que nos acolheram logo nos falaram o quanto ela havia sido um sucesso por lá. E ao longo da viagem, a escutamos algumas vezes.

Tebi Pripadam - Dino Dvornik (https://www.youtube.com/watch?v=L03El4_gZsc): E elas nos apresentaram esse cantor e conhecemos um pouco da música croata

2 Cellos - Thunderstruck (https://www.youtube.com/watch?v=uT3SBzmDxGk): Mais um pouquinho de música local, essa dupla eslovena-croata super interessante

Alemanha

Como nossa estadia em Berlim foi super rapidinha, mal tivemos música e nossa realidade foi mais de meditação, então, aqui vai um mantra: Guru Om Guru Sri Jaya Guru https://www.youtube.com/watch?v=KqsM3-GE4F4).

Holanda

Red Lights – Tiesto (https://www.youtube.com/watch?v=CFF0mV24WCY): Amsterdam combina com Tiesto!

Jij En Ik – Jan Smith (https://www.youtube.com/watch?v=mrrFh-G0zQ4): E também conhecemos uma música local que estava no Top 40 de lá na época.

Billie Jean – Michael Jackson (https://www.youtube.com/watch?v=Zi_XLOBDo_Y): Ficamos na casa de um fã de Michael Jackson que inclusive sabia fazer o moon walk, então, o rei do pop entrou na nossa playlist de viagem também.

Bélgica

Don’t Stop Believin’ -  Journey (https://www.youtube.com/watch?v=VcjzHMhBtf0): Na passada mega ultra rápida por Bruxelas para comemorar o aniversário da minha amiga, fomos à um pub e nenhuma música empolgou mais a galera do que essa! Era um coro (bêbado, mas era hahaha) geral cantando entusiasmado! Daquele momentos que de filme, sabe?

Irlanda

Cry of the Celts (https://www.youtube.com/watch?v=HmwTYcDuyks): E na doce e encantadora Irlanda e toda a magia da sua cultura celta nos encantou!

With or Without You – U2 (https://www.youtube.com/watch?v=XmSdTa9kaiQ): E como passar pela Irlanda sem lembrar deles? Poderiam estar fazendo um show, mas não estavam, então, ficamos se eles.

Inglaterra

Here Comes the Sun – The Beatles (https://www.youtube.com/watch?v=n6j4TGqVl5g): E nos disseram que Londres era uma cidade chuvosa...aaaah, mas o sol apareceu  nos três dias que ficamos por lá.

She – Elvis Costello (https://www.youtube.com/watch?v=O040xuq2FR0): Sim, fomos a Notting Hill procurar a casa, a livraria...não fomos bem sucedidas, mas ganhamos um lindo arco-íris e impossível não lembrar dessa música linda ao passar por lá.

França

La vie em rose – Edith Piaf (https://www.youtube.com/watch?v=0feNVUwQA8U): E em todo canto de Paris (especialmente em Montmatre) você pode encontrar caixinhas de música tocando esta canção.

Sodade – Cesária Évora (https://www.youtube.com/watch?v=ku_WZoTtT8Q): Em Nice, o amigo que nos recebeu dividiu conosco as músicas que ele gosta e ficamos com a cabo-verdiana Cesária Évora e suas lindas canções para relembrar aquele momento.

Espanha

El Toro – Malagueña  (https://www.youtube.com/watch?v=YUHDOd4PQWE): E o que seria passar pela Espanha em escutar um flamenco?

Bailando – Enrique Iglesias (https://www.youtube.com/watch?v=NUsoVlDFqZg): Aaaaah, e sair pra dançar como se não houvesse amanhã? Sei que muita gente discorda, mas não há nada melhor do que música latina pra isso. E nossa noite de Madri foi incrível e essa música não saiu da cabeça!

Portugal

Foi Deus - Amália (https://www.youtube.com/watch?v=tb6BgMz0FNs): e o que seria passar por Portugal sem ouvir um Fado, não é?

Encontros e Despedidas – Milton Nascimento
(https://www.youtube.com/watch?v=S7mx40yPIdc): E para encerrar, melhor música para traduzir tanto o início e final da viagem não há! Se todo dia já é de encontros e despedidas, as viagens potencializam isso.

E assim foi nossa playlist de viagem. E vocês, mochileiros? Quais são suas trilhas de viagem? Vocês gostam de conhecer a cultura local através da música? Vamos trocar experiências! Contem-me um pouco, vai!


Até o próximo post, galera! J

Nenhum comentário:

Postar um comentário