quarta-feira, 25 de março de 2015

Mochilão 2014 - Irlanda

As Falésias de Moher

A Irlanda é encantadora! O que certamente compensou a demora pra chegar lá. Procuramos vôos low cost, mas como já haviam nos dito, low cost bom somente com bastante antecedência (ainda mais se tratando do verão europeu). Os preços estavam caros e teríamos que pagar a taxa por despachar bagagem que era geralmente de 20 a 30 €, então optamos pela por trem + ferryboat. Trem Bruxelas-Londres, depois algumas horas em Londres esperando o trem até Holyhead (enquanto escrevo, acabo de descobrir que já é em País de Gales hahaha), onde a noite pegamos a ferry para Dublin e fomos rapidamente “perseguidas” por um irlandês tão bêbado que cheirava a whisky. A pessoa cismou com a gente e um rapaz enquanto esperávamos pra entrar na ferry. Nos escondemos por um  tempo no banheiro e a criatura caiu no sono e nos deixou em paz. Uma viagem não pode deixar de ter histórias engraçadas, não é mesmo?

Chegamos bem cedo na manhã seguinte à Dublin. Nos enrolamos um pouco (a numeração da rua era esquisita, assim como em muitos outros lugares hahaha), mas achamos onde ficaríamos antes do amigo (que nos recebeu) partir pro trabalho. Cansaço era pouco pra definir nosso estado, mas descansamos um pouco e começamos a conhecer Dublin pela tarde, pegamos dicas e pé na tábua. Dublin é uma cidade fofa, simples e dá pra conhecer a pé (ficamos perto do porto e foi tranqüilo caminhar até o centro). Começamos procurando um posto de informação turística em busca do nosso querido mapa. E lá já compramos nosso passeio para as falésias de Moher (Cliffs of Moher).
Rio Liffey

Vimos algumas belas igrejas (que não lembro o nome), o estádio de Croke Park de longe, a Trinity College (mas deixamos para entrar na The Book of Kells no dia seguinte) e algumas das famosas ruas de Dublin como Grafton Street, Henry Street e O’Connel Street. Difícil é entrar em uma lojinha de souvenir e não querer levar tudo. Tantas referências a cultura celta, os leprechauns...não resisti e acabei comprando um anel super fofo depois de olhar brincos, cordões e tudo mais. Peguei um anel com um coração, e na explicação que vem junto com ele, diz que o anel era usado para pedidos de casamento na cultura celta...ops hahaha...que bom que ele realmente significa amor né? :)

Livraria da Trinity College
Catedral de São Patrício
Nossa caminhada em direção ao Centro de Dublin beirava o rio Liffey. Em nosso segundo dia andamos bastante, entramos na The Book of Kells da Trinity College (mas assumimos sem vergonha nenhuma, que o motivo que resolvemos entrar lá foi por nos disseram que algumas cenas de Harry Potter haviam sido filmadas nesta biblioteca hehehe), mas a exposição é bem interessante e a biblioteca é belíssima mesmo. De lá seguimos em direção a famosa Catedral de São Patrício, mas é claro que fomos parando e nos perdendo pelo caminho, sempre com algum irlandês fofo nos ajudando ao ver nossos olhares confusos para o mapa. Passamos pela Igreja de Cristo e sua belíssima arquitetura. Entramos nos Museus Nacionais de Arqueologia e de História Natural, nesse último haviam muitos animais empalhados e ficamos um pouco desconfortáveis. De lá fomos para o de Arqueologia, esse sim gostamos mais, havia muita referência à cultura viking e afins, ficamos até seu horário de fechamento. E por isso acabamos perdendo o horário de visita da Igreja de São Patrício L. No caminho de volta passamos pelo Castelo de Dublin e olhamos um pouco a região dos pubs, mas nesse dia não ficamos, pois o passeio era bem cedo no dia seguinte.

Castelo de Dublin
Nosso último em Dublin e fomos conhecer as falésias de Moher (Cliffs of Moher) e dizemos um tour saindo de Dublin que passava por Galway e por Cliff of Moher. O tempo estava mais friozinho nesse dia, mas contrariando a previsão (constante, por sinal) de chuva, um belo sol apareceu ao longo da estrada em direção às falésias! Primeiramente, paramos no Castelo Bunratty para fotografar e aproveitar um pouco a vista e depois seguimos para as falésias. Que vista! Uma paisagem incrivelmente LINDA! Sabe esses lugares de paz? Então, é um deles. Infelizmente, nesse tipo de tour, a parada por lá é um tanto rápida. Conhecemos uma brasileira que mora em Dublin que nos indicou ver o pôr do sol por lá e passar uma noite por ali, mas como nosso tempo era curto, fizemos esse tour mesmo. Nele também passamos pelo Castelo Dunguaire em Galway, uma das paradas obrigatórias do tour. Outras duas paradas importantes do tour são: Burren e Corcomroe Abbey. Ao voltarmos, finalmente ficamos um pouco em um pub, e eu não consigo lembrar o nome de jeito algum! Só sei que ele era bem decorado com bruxas e duendes, um ambiente super descontraído, à margem do rio Liffey. Um copão de cerveja (Guiness) eram 3€ e assim brindamos e nos despedimos de Dublin!

No dia seguinte, pegamos a ferry cedo. Para nossa sorte, um dos roomates do Magno nos ofereceu carona, estava chuviscando e terminal da ferry era beeeem escondido no porto, ou seja, muita sorte essa carona! Ah, e o coração ficou apaixonado pela Irlanda. Que país lindo, que pessoas fofas! Acho que vale a ida e vale a volta. A próxima parada e tão apaixonante quanto (na verdade, mais) Londres! Semana que vem não deixe de passar por aqui para conferir esse relato!

Simone e eu na entrada do Cliffs
Como chegamos: Trem (Londres) + Ferryboat

Transporte: Mais uma cidade de muita caminhada.

O que não fiz (e gostaria de fazer): Jardim Botânico Nacional. Parede do U2. Croke Park. Guinness Storehouse. Abbey Theatre. Queen of Tarte.

Estadia: Free. Casa de um amigo (Magno) que mora em Dublin.

Gastos Gerais (total): R$ 697,60 (ao final, farei um post exclusivamente para os gastos)
Mais fotos no FlickR: https://www.flickr.com/photos/ellenpedercane/albums/72157657560650692