segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Jampa – Um dos muitos paraísos do Nordeste brasileiro

Mar, buggy e falésias. Beleza incrível!
O Nordeste é um lugar que está nos meus planos há muito tempo, e a visita a João Pessoa foi a primeira de muitas (assim espero) visitas a esse canto tão lindo do nosso país. Queria começar pelo Recife, que é terra do meu pai, mas acabei começando a “exploração do terreno” pelo estado vizinho e de beleza tão encantadora! Difícil é ir ao Nordeste sem se apaixonar. Assumo que meu coração ficou muito balançado e não vejo a hora de voltar e conhecer mais alguns lugares paradisíacos!
Praia do Cabo Branco

Um amigo meu foi morar lá em 2014. E aproveitamos (eu e outra amiga) uma semana de novembro para ir lá visitá-lo e conhecer um pouquinho da Paraíba. Gente, comida boa (preços justos), calor suportável com ventinho gostoso, lugares lindos e gente boa...o que mais eu posso querer? Aaaah, como pude esquecer, uma boa rede, por favor ;).

Piscinas naturais do Picãozinho
Cheguei em um fim de tarde, então, só comecei a conhecer a cidade no dia seguinte e ainda assim devagar pois minha fiel escudeira só chegaria naquele dia a tarde. Então só fui fazer um leve reconhecimento (rs) da praia e caminhei pela orla, na altura da Praia de Manaíra e na volta me perdi, levemente. Peguei o ônibus errado, mas depois disso, me sentia praticamente local hahahaha. Mas o episódio foi super tranqüilo, as pessoas super solícitas, nem me deixaram pagar passagem novamente quando entrei no ônibus certo. Mais tarde, com minha fiel escudeira já em terras paraibanas, fomos todos jantar no Mangai...e lá comi a tapioca de carne de sol com nata mais MA-RA-VI-LHO-SA de todo o universo! Ai ai...e também experimentei o pão de macaxeira, outra DE-LÍ-CIA! O Nordeste é assim, deixa a gente #crazyincaps! 
Centro Histórico
Igreja de São Francisco

Agora começamos a aproveitar mesmo João Pessoa! Passamos dois dias aproveitando a Praia de Cabo Branco, comendo comida gostosa e a preço bom na praia e programando nossos passeios. Praia linda e delícia essa de Cabo Branco. Água calma, com aquela temperatura que só o nordeste de proporciona, toda aquela beleza ali nos olhos. Me vê uma água de coco e me deixar pensar na vida olhando esse marzão, por favor?

Primeiro passeio foi de barco até Picãozinho, piscinas naturais que se formam na maré baixa a cerca de 1km da Praia de Tambaú. Com lindos corais e peixinhos, é muito comum a prática do snorkel. É incrivelmente lindo!  Se você não sabe lá nadar muito bem (como a pessoa que vos fala), descer do barco com um macarrão (só pra constar, aquela bóia rs) é uma boa pedida já que toda preservação com os lindos corais é pouco, e não achar pelo caminho um ouriço-do-mar é muito importante pro seu passeio continuar bacana.
Pôr-do-sol na Praia do Jacaré
  Chegou o final de semana, e pudemos aproveitar a companhia de nossos amigos lindos moradores da cidade. Começamos o passeio no Centro Histórico, com direito a uma paradinha no Sabadinho Bom, evento de samba e chorinho na Praça Rio Branco. Tanto o Sabadinho quanto o Centro são encantadores. As casinhas coloridas, os azulejos, aquela carinha de cidade pequena, sem muitos prédios altos...ai ai, um encanto só! Depois fomos para a Praia do Jacaré, ver o famoso pôr-do-sol ao som de Bolero de Ravel tocado por Jurandir do sax. De lá, fomos num happy hour bem bacana, TreeHouse Bar Lounge!

Pedra furada - Praia do Amor
Depois de um belo final de semana, era dia de mais passeio! O tão esperado passeio de buggy pelas praias do litoral sul. Se eu já estava apaixonada, aí que morri de amores de vez. Pensei em nem voltar, ficar por lá mesmo pois seria muito difícil largar aquele lugar tão lindo! Começamos pela Praia do Gramame, com maré baixa e um horizonte fantástico! Achei a piscina perfeita pra minha vida! De lá fomos para a Praia do Amor, onde há uma pedra furada e diz a lenda que quem passa por debaixo dela tem sorte no amor, já que era onde os índios faziam rituais de casamento. Nosso guia disse que deveríamos fazer um pedido ao passar debaixo da pedra...e se ele se realizar, temos que voltar para agradecer. Vamos ver né? Hehehe

Falésias - Praia da Tabatinga

No caminho para a próxima praia (da Tabatinga) começou o espetáculo da natureza e suas incríveis falésias. A paisagem mais linda de toda viagem, diria eu. UAU! Depois de babar horrores e essa paisagem linda, fomos para um “canyon” na Praia de Coqueirinho. Juro que não tenho uma palavra sequer a dizer, nenhum adjetivo consegue realmente mostrar o que é aquilo, ver é o melhor remédio para entender ;).


Praia do Coqueirinho
Depois de uma praia seguida de outra, tivemos um tempinho para curtir a praia e almoçar na Praia do Coqueirinho. E no caminho para a praia naturista de Tambaba, demos uma passada para ver de cima o “canyon” e mais uma vez ficou difícil até respirar com tanta beleza. Eu já disse que quero morar lá? Rs. Chegamos à Praia de Tambaba. Ok, amarelei, não fui “natural o suficiente” para entrar na parte reservada. Fiquei na parte não naturista da praia, mas da próxima vez que for a João Pessoa, vou encarar! E lá acabou nosso dia lindo e incrível... e o passeio também já estava chegando ao fim.

Canyon do Coqueirinho
Nosso último dia inteiro lá era pra fazer o passeio das piscinas naturais da Ponta dos Seixas, mas acabamos nos enrolando, o motorista do ônibus nos deixou no lugar errado e não tínhamos como chegar a tempo do passeio. Ok,curtimos mais uma praia sossegada, pra se despedir de João Pessoa e fomos ao Mercado Público de João Pessoa. Dia seguinte só deu pra comprar tapioca, castanha e umas outras coisinhas pra trazer pra casa. Ai ai, coração ficou dividido, não queria largar aquela cidade linda!

Uma nota importante: tome suco de seriguela, sorvete de tapioca, sorvete de castanha, coma qualquer coisa de carne de sol com nata, experimente pão de macaxeira e tantas outras coisas maravilhosas da cozinha nordestina que você pode encontrar por lá. Nordeste te deixa com gosto de quero mais. Não vejo a hora do próximo destino por aquelas terras lindas!

Passagem: RJ-João Pessoa (Ida e Volta):  R$ 434,32

Estadia: Casa do meu amigo :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário