segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

10 coisas que aprendi mochilando pela Europa

Eu não sou diferente. Eu penso diferente. Haarlem, Holanda
Viajar é a maior terapia do mundo! Vale a pena economizar cada centavinho, tirar algumas futilidades da sua vida para encarar uma estrada com a mochila nas costas. Ano passado larguei meu emprego para passar 3 meses mochilando pela Europa. E pasmem, 82 dias viajando por 11 países (Itália, Grécia, Croácia, Alemanha, Holanda, Bélgica, Irlanda, Inglaterra, França, Espanha e Portugal) é pouco! Ainda há muito que conhecer, mas não diminui a lindeza dessa aventura.

Pôr-do-sol na Piazzale Michelangelo em Florença, Itália.
1 - Conhecer outras culturas faz você se encontrar melhor na sua, valorizar mais aquele lugar que te ampara desde que você nasceu. Seja sua pátria, sua família, seus amigos, seu amor, estar longe traz uma nova e mais ampla perspectiva, literalmente abre seus olhos. É como se você pudesse “ver de fora” sua vida e dar um novo sentido a ela. Tudo fica mais claro.

2 - É importante ter um roteiro? Sim, mas não fique preso a ele. Tenha uma ideia de onde quer ficar, por quanto tempo, mas permita que ele sofra mudanças de acordo com o desenvolvimento da viagem. Em alguns lugares você poderá ficar mais e outros (financeiramente) terá que ficar menos. De qualquer forma, tudo será perfeito como deveria ser.

Ágora Romana em Atenas, Grécia.
O Seine virou praia. Paris, França.
3 - As diferenças culturais existem, mas gente linda você encontra em qualquer parte do mundo. O que me pareceu é que europeus são bem atenciosos e realmente prestam atenção em você, abrem a casa, o coração, te dão moeda na rua se percebem que você não está conseguindo trocar uma nota de 5 euros por moedas. Esse é o diferencial de conhecer o mundo de perto e pela televisão: você percebe que tem mais gente disposta a distribuir amor do que aparece nos noticiários.

4 - Ir ao Coliseu, à Torre Eiffel, ao Big Bem e muitas outras coisas são bacanas, e você vai fazer. Mas lembre-se: um mochileiro faz muito mais que isso. Conheça as pessoas, entenda um pouco dela ao conhecer sua cultura. Ouvir é um exercício essencial numa viagem. Se permitir entrar no mundo daquela pessoa e enxergar seu cotidiano, e perceber que bem lá no fundo, nossas diferenças não são tão grandes assim.

Casal de músicos em Madri, Espanha.
Aeroporto Heathrow, Londres.
5 - Busque aprender alguma palavrinha da língua oficial do país (porque aprender os dialetos fica um pouco mais complicado). Seja um “bom dia”, um “obrigado” os moradores locais ficam felizes ao ver seu esforço em falar a língua deles e serão até mais simpáticos porque vai soar fofinho a sua tentativa de falar a língua deles.

6 - Compre sua comida no mercado, mesmo que você não seja um chef de cuisine, é bem econômico e fará você recorrer menos ao fast food (quando o dinheiro estiver mais curto). Uma das qualidades de um mochileiro deve ser “se virar com o que tem”.

Estação de trem. Fátima, Portugal.
7 - Aprenda com o mochileiro europeu: você não precisa de muita vaidade pra carregar uma mochila nas costas, outra na frente, uma bolsa e outra mala. Você precisa de conforto e pode andar descabelado sem problemas. Ah, leve a menor quantidade de roupa possível, porque depois de alguns meses qualquer peso se transforma em um monstro nas suas costas. E use uma roupa até não agüentar mais, pois lavanderia não é lá a coisa mais barata do mundo e não é sempre que você poderá perder seu precioso tempo nela.

 8 - Permita-se quebrar tabus. Franceses vão falar com você em inglês quando você estiver perdido. Italianos falam com a mão, “brigam” pra te dar a direção certa e até levam você onde você quer chegar: não se assuste pelo “falatório”, eles são uns amores! Pelo menos no verão, os ingleses param sim para te dar informação (e ainda te colocam no ônibus!). A ainda pouco falada Croácia é uma país incrível e com pessoas mais incríveis ainda! O povo irlandês é super receptivo, principalmente ao te ver focada no mapa e sem sair do lugar.

O verão irlandês. Dublin, Irlanda
9 - Ande de trem! É uma forma muito bacana de conhecer a Europa e ver muitas belezas ao longo do caminho, conhecer pessoas comuns que estão indo estudar em outro lugar, ou passar férias. Mesmo que rápido, ver cidades pequenas e tão bonitas e pensar “na próxima viagem, desço por aqui.”

10 - Aprenda a fotografar. Não perca tempo fotografando tudo e vivendo pouco a sua viagem. As memórias fotográficas são muito importantes, mas o que você está vendo e vivendo, ninguém vai te trazer de volta. Aproveite pra ver o mundo com as lentes e mais ainda sem elas. Fuja da síndrome do oriental e fotografe o suficiente, sem exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário