quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Um pouco de Rio de Janeiro - Parte 5: Trilhas

Cristo visto do Parque Lage

Eis que chegamos à reta final de posts sobre o Rio de Janeiro. Como sabemos que nossa cidade apesar de toda sua urbanidade, possui beleza natural além das praias para que nossos pulmões possam respirar um pouco melhor. É muito comum a prática de trilhas na cidade, das fáceis às difíceis, com recompensas como cachoeiras e lindas paisagens. São muitas e não conseguirei colocar uma por uma aqui, mas deixarei alguns bizus ;)

Boralá saber algumas trilhas bacanas que você pode fazer na passagem por aqui?

Pedra Bonita

Considerada uma trilha de nível médio (de dificuldade), com uma caminhada de 40 minutos de duração. Localizada próxima a São Conrado. Na Pedra Bonita além de aproveitar a trilha, você pode arriscar um vôo de asa delta e parapente também.

Morro da Urca

Uma trilha boa para quem quer começar a trilhar, por ser considerada fácil. Seu início fica na pista Claudio Coutinho. Antigamente você poderia curtir o por do sol com uma linda vista e descer de bondinho de graça, mas essa gratuidade foi retirada em agosto desse ano. Então, agora ou desce antes da pista fechar (18hrs) ou pagando o bondinho.

Morro dois irmãos

Uma trilha de mais ou menos 1,5km, também não é das mais difíceis e possuem uma linda vista da Zona Sul da cidade. Para começar a trilha, geralmente, se pega uma Kombi ou moto-táxi para o Campo de futebol da Vila Olímpica da comunidade do Vidigal, onde começa a trilha.

Pedra da Gávea

Essa trilha aí é considerada umas das mais difíceis da cidade. Só 842 metros, subida íngreme e uma quantidade considerável de obstáculos, é preciso atenção, bom condicionamento físico e um guia especializado. Mas a recompensa da vista é realmente bem tentadora!

Parque Lage/ Corcovado

Dentro do Parque Nacional da Tijuca, cerca de duas horas de subida, cascatas no caminho e uma linda vista (sei que é clichê dizer isso, mas é verdade) no mirante que fica próximo aos trilhos dos trens do Corcovado.

Vista Chinesa

Também localizado no Parque Nacional da Tijuca, uma trilha fácil (apesar da subida constante) e sempre movimentada. Ao chegar lá encima se aprecia a vista e o monumento do início do século XX. Já disse que a vista é linda? hahahaha

Pico da Tijuca

Pico mais alto da Floresta da Tijuca, só uns 1222m! Então prepara o fôlego e boa subida, como toda trilha nessa cidade a recompensa com a vista vale qualquer cansaço!

Pico Tijuca Mirim

Mais leve do que o Pico anterior é uma boa opção pra quem quer uma bela vista com uma trilha menos puxada. Tem vista para Bahia de Guanabara e Zonas Sul e Norte da cidade.

Bico do Papagaio

Também dentro da Floresta da Tijuca, essa trilha é super procurada pelos trilheiros de plantão. É a segunda montanha mais alta do parque com 987m, sua trilha é de nível médio e com vista para Zona Oeste da cidade.

Cachoeira das almas

Pra fechar o circuito dentro da Floresta da Tijuca, temos um percurso tranqüilo, com menos subidas que os demais. Um conexão boa com a natureza e por fim a Cachoeira, quer coisa melhor, meu amigo?

Pedra da Tartaruga

Localizado na região de praias selvagens de Guaratiba no Parque Estadual da Pedra Branca, à 45m de altura. A trilha é de cerca de 45 minutos, nível médio e ao chegar na pedra ainda pode rolar um rapel, já que é comum a prática na área.

Pedra do Telégrafo

Uma das trilhas mais conhecidas do momento, devido a perspectiva das fotos dando impressão de se estar pendurado em um penhasco. Trilha dura cerca de 30 minutos.

Bom, essas foram algumas das trilhas mais populares aqui de terras cariocas que eu pesquisei para vocês. Como disse em algumas, a presença de guias é muito importante efetivamente em todas elas! Eu tenho uma amigona que é apaixonada por trilhas e se tornou guia, super indico Vivi Trilhas (para saber mais: http://www.vivitrilhas.com/portal/).

E assim termino a série de posts sobre minha cidade. E você achando que Rio de Janeiro era só praia, Cristo e Pão de Açúcar né? Tem muita coisa pra curtir por aqui, já que fomos agraciados com taaaanta beleza natural! Então, já sabe, se passar por aqui, trate de curtir e COMTEMPLAR tudo! J
Até o próximo post, galera!



Nenhum comentário:

Postar um comentário