quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Ode à estrada!


Hoje o coração acordou apertado, queria acordar em qualquer outro lugar, sem qualquer planejamento, sem saber as surpresas que o dia aguardava, sem saber onde o dia acabaria, que pessoas passariam pela minha vida dando direções ou conversando sobre a vida, sem pensar que dia é hoje ou amanhã. Saudade até do planejamento antes da viagem, de encurtar a vida social para ter uma graninha, de passar dias olhando preço de passagem e da comemoração de achar um preço mais bacana em um dia qualquer.

Estrada para Águas Calientes, Peru
Saudade de estar com a mochila nas costas, mesmo que os ombros reclamem do peso dela você ao longo da viagem comece a se livrar de alguns pertences, afinal, a cada dia fica mais claro que você não precisa muito pra viver bem. Ai, e como é bom estar mais desligado e passar tanto tempo sem prestar atenção em uma televisão, saber de poucas notícias e usar o Facebook apenas pra mostrar pra sua mãe que você está viva. É reconfortante ver o mundo diante dos seus olhos, assistir a bondade das pessoas ao invés de engolir a força notícias de catástrofes humanas replicadas ferozmente por tanto veículos de comunicação.

Estação de trem de Fátima, Portugal
Ai, como é bom filosofar sobre a vida com uma pessoa que você conheceu há meia hora e mesmo assim vocês se escutam tão bem que a prosa rende. E ver que a vida não é nada efêmera, que cada segundo é eterno. Ver que nossa beleza está na essência e que não há nenhum mal em viver sem um pouco de maquiagem dia ou outro. Como é bom encurtar as distâncias do olho no olho e não ter medo de apenas ser. É muito gostoso ter um “lar” em cada canto que se vai, e falar no fim do dia “em casa a gente pensa nisso. Mas você mora aqui? Bem, minha casa é onde eu estiver”. É um pertencer as suas raízes e onde quiser ir. É alguém que nem fala a mesma língua que você ter zelo, te abraçar e te dar biscoitos e sucos pra vc não ficar com fome. É ter melhores amigos feitos em 2 dias e chorar ao seguir. E será verdade mesmo que existem pessoas que não gostam de viajar?

Saudade de arrumar a mochila pra pegar o trem no dia seguinte. Saudade até do leve perrengue de pegar ferryboat, ônibus, trem, andar e demorar mais de um dia pra chegar à algum lugar. Saudade de ter que mudar alguns planos quando a chuva atrapalha algum passeio e pensar “ok, agora tenho que voltar mesmo”. Saudade de dormir no trem com medo de perder a estação certa pra descer (quando não era a última). Saudade de não ter espaço para mim e a bagagem em um mesmo vagão. Saudade de olhar a paisagem pela janela até os olhos se fecharem.


Chegando à Roma, Itália
Saudade das histórias que cruzam o nosso caminho. Saudade dos encontros. Saudade de ficar secretamente apaixonada por italianos e gregos a cada segundo. Saudade de pensar na próxima viagem enquanto ainda havia muito a ser vivido naquele momento. A estrada é linda de qualquer forma. Seja de avião, navio, ônibus, trem, moto, carro ou bicicleta, ela te proporciona aprendizados, meu amigo, que você não vai achar em outros lugares. Ela te leva a lugares que comumente você pode tentar fugir. Ela abre outros caminhos. Ah, a estrada faz muita falta. Quando você pega o jeito, ir é tão bom quanto voltar. A estrada se torna sua casa também e por isso que em tempos dá uma saudade forte dela, até conto quanto tempo não te vejo (8 meses, no caso). Qualquer hora a gente se vê, estrada é sempre caminho de mochileiro!

Até o próximo post, galera! :)

4 comentários:

  1. ótima essa nostalgia!!
    se pudesse viveria só na estrada....

    " ... tu sonrisa yo veo una guerrilla, una aventura
    un movimiento...
    Tu lenguaje, tu acento... Yo quiero descubrir
    lo que ya estaba descubierto...
    Ser un emigrante ese es mi deporte...
    Hoy me voy pal' norte sin pasaporte,
    sin transporte... a pie, con las patas...
    pero no importa este hombre se hidrata con
    lo que retratan mis pupilas...
    Cargo con un par de paisajes en mi mochila,
    cargo con vitamina de clorofila, cargo con
    un rosario que me vigila... sueño con cruzar
    el meridiano ... "
    pa'l norte - calle 13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calle 13 é uma ótima trilha sonora para mochileiros né? hehehe

      Excluir
  2. sempre!!!
    especificamente essa música e "latinoamerica" me emocionam toda vez que ouço...
    boas viagens !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La vuelta el mundo também! Junto com Latinoamerica me emocionam mto!

      Boa viagens sempre!

      Excluir