quarta-feira, 8 de abril de 2015

Mochilão 2014 - França - Parte 1: Paris


Champs Élysée e Arco do Trinfo
C’est Paris! Assumo que não sou muito fã de francês (a língua) e nem tinha muita vontade de conhecer Paris (quase não fez parte do meu roteiro, inicialmente), mas pensei bem e arranjei uma companheira de viagem apaixonada por lá, então não tinha como fugir. A cidade tem o Louvre (eu gostei mais do D’orsay, me julguem!), uma cidra deliciosa, bons doces, muita nutella (menos que a Itália, mas tem rs) e um Arquivo Nacional aparecendo no mapa turístico, em uma rua chamada Rue des Archives (sou Arquivista, pra você entender melhor hahaha), aí ganhou meu respeito!

"Praia" às margens do Seine
A França já era nosso antepenúltimo país (nono país) e foi onde o cansaço deu seus primeiros sinais. E aquele ritmo de acordar cedo e passar o dia inteiro na rua já não era tão fácil de ser cumprido. Relaxamos e esquecemos o despertador, até porque ficamos 6 dias em Paris, logo nos demos ao luxo de não correr tanto. Simone já conhecia a cidade, então alguns dias eu e o meu parco “Je ne parle pas français” caminhamos pelas ruas de Paris.

Pegamos um mapa e bem no começo da caminhada estava um pequeno parque e a Torre de Saint Jacques (o apartamento onde estávamos era bem próximo dali), caminhamos às margens do rio Seine, onde no verão há uma praia artificial para o deleite dos parisienses. A Torre Eiffel já estava em nossa vista, mas deixei para o último dia minha ida lá. Então passamos pelo Boulevard Saint Michel e logo depois chegamos ao Jardim de Luxemburgo, onde fiquei sozinha por um bom tempo fotografando e observando sua beleza. Nossa alimentação foi basicamente feita em supermercado, seja comprando para fazer em casa ou comprando algo pronto para esquentar no microondas do próprio supermercado (isso é um salva mochileiro danado hahaha. Dá pra comer bem e passar longe do McDonald’s).
Jardim de Luxemburgo

Notre Dame
Arquivo Nacional
Outro dia e na parte da manhã, fui conhecer mais um pouco de Paris sozinha. E de cara, já me enrolei com o mapa. E depois de ir pra lá e pra cá, uma alma caridosa perguntou se eu estava precisando de ajuda e mesmo não falando francês, fui bem ajudada e finalmente cheguei à Notre Dame. A arquitetura gótica não é lá minha favorita, mas tenho que admitir que a grandiosa Notre Dame é belíssima! A fila estava enooorme para entrar, e como eu havia ficado responsável por comprar o almoço, optei por voltar outro dia (o que não aconteceu) e a apreciei apenas pelo lado de fora. De lá fui certamente pelo caminho mais longo para a Praça da Bastilha e depois passei no Arquivo Nacional, na Rue des Archives. Depois disso fui almoçar (tarde, diga-se de passagem) e a noite, demos uma volta pela cidade e ficamos papeando no Canal Saint Martin, onde muitos jovens ficam bebendo, comendo e trocando ideia.

Todos querem Monalisa!
O dia seguinte era domingo, a preguiça estava de mãos dadas com o relógio e acordamos tarde. Os museus têm entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês (se estiver por lá pelo início do mês, aproveite para economizar!), mas claro que passeando pelo caminho, chegamos tarde e não era mais viável entrar em nenhum museu. Tirei as fotos “clássicas” do Louvre e deixei o dia seguinte somente para conhecer dentro dele. Na volta comemos um doce (uma viagem de duas formiguinhas) e conheci a Saint Germain de Prés. Nesse dia fomos para um bar e depois para uma baladinha, dançamos e nos divertimos bastante. E adorei ir de tênis e com maquiagem quase nenhuma, o que pelo meu Rio de Janeiro eu certamente não faria. Ah, e no caminho de casa passamos pelo Panteão.

Louvre
Finalmente, chegou o dia de Louvre! O Louvre é um mundo, é claro que em um dia não consegui conhecer tudo, mas percorri um bom pedaço do museu. Diversas obras dos mais diferentes períodos, mas o único momento que tive alguma dificuldade de contemplar foi nela: dona Gioconda (a.k.a Monalisa). Gente, que obsessão! Todo mundo parado ali, tentando uma selfie com o quadro mais famoso (não o mais bonito) de da Vinci, enquanto o museu está repleto de tantas outras maravilhas da arte (inclusive do próprio da Vinci). Louvre é para amantes de arte, de história e para os menos entusiastas também. Olha... saí tonta de tanta informação e saí com as pernas doendo, mas ainda tinha muita caminhada no dia. Segui pela Place de La Concorde, depois fui caminhando pela Champs Élysée até o Arco do Triunfo. Na volta, comi um crepe de nutella maaaara para recuperar as energias. Nesse dia, jogamos bocha (é, bocha mesmo) e ficamos um tempo às margens do Seine, muito comum entre os jovens parisienses também.

Torre Eiffel
Com nossos dias em Paris acabando, começamos nosso passeio caminhando pelo belíssimo jardim do Museu de História Natural (Jardin de Plantes. O jardim botânico mais importante da França,e para a história da ciência, um dos mais importantes do mundo), indo para Gare de l’Est para reservar nossa passagem de trem para Nice. Com a passagem reservada, fomos para Ile de La Cité com guia local (a Camille) o que tornou ainda mais bacana o passeio. Dalí, seguimos para o Museu d’Orsay (finalmente!!!), que é maravilhoso! Não deixem de ir, s’il vous plaît! Saímos de lá tarde e acabei não indo ao Museu Rodin.

Último dia com direito a Torre Eiffel, Sacré Coeur, Montmartre e muuuuita chuva! De manhã, fui de metrô para a Torre. Além dos artistas que vi na rua ou nas estações de metrô cantando (talentosíssimos, por sinal), nessa linha do metrô era um artista por vagão hahaha. Primeiro entrou um cara com violão e tocava bem. OK. Depois entrou uma senhora com um rádio de 1900 e vovó era mocinha com microfone e começou a cantar Besame Mucho. Ai, juro que tentei não rir, mas era tudo ruim: o som, a voz dela. Enfim, cheguei à Torre, com chuva leve e assim deu para fotografar mais tranquilamente e caminhar ao redor dela e ver diferentes ângulos. De lá, segui para o Centro Georges Pompidou para encontrar Simone e irmos para Montmartre/Sacré Coeur. Ao chegarmos lá, a chuva parecia (ainda) não ter dados as caras. Bela vista de Paris lá no alto da Igreja e muito bonito seu interior também. Depois começamos a descer pelas ruas de Montmartre mas a chuva chegou e encurtou nosso passeio, nem ao Moulin Rouge chegamos L.
Sacré Coeur

E assim foi a passagem por Paris! Continuo fora da lista dos apaixonados pela cidade luz, mas a estadia por lá foi bem bacana e curti a cidade. Próxima parada é na capital da Riviera Francesa: Nice. Na Costa Azul banhada pelo Mediterrâneo e coladinha na Itália! Ah, e com uma breve parada em Marselha. Au revoir, pessoal! :)

Como chegamos: Ônibus.

Transporte: Metrô e como sempre nosso querido pé.

O que não fiz (e gostaria de fazer): Subir a Torre Eiffel. Entrar em Notre Dame. Sainte Chapelle. Museu Orangerie. Catacumbas de Paris. Jardim das Tulherias. Museu Nacional de História Natural. Museu Rodin. Bate-volta em Versailles. Eurodisney. Panteão (passei apenas a noite e estava em obra). Mont Saint Michel.

Estadia: Casa da Carol e casa da Camille (amigas da Simone, minha companheira de viagem). Free

Gasto Total: R$ 436,70

Mais fotos no FlickR:
https://www.flickr.com/photos/ellenpedercane/albums/72157655424672633








Um comentário: